top of page

FENAJ neste 7 de abril, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) parabeniza cada uma e cada um que se dedica ao ofício de

Neste 7 de abril, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) parabeniza cada uma e cada um que se dedica ao ofício de levar a informação de interesse público à população.

Por seu trabalho fundamental na materialização do direito humano de acesso à informação, as e os jornalistas precisam ter seus direitos reconhecidos e respeitados.

Neste sentido, a FENAJ segue na luta em defesa de um critério de acesso à profissão, pela atualização da regulamentação profissional, pela criação do Conselho Federal de Jornalistas e pela criação do Piso Nacional de Jornalistas.

Lutamos, ainda, pelo respeito a todos os direitos conquistados, como a jornada especial de trabalho, contra os assédios e pela segurança no exercício profissional.

Essa atuação concreta pode ser constatada, entre outras, nas ações pela aprovação da PEC do Diploma, na Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024 e na campanha Assessor de Imprensa é Jornalista.

Compreendemos que a precarização e o desrespeito têm afetado a saúde mental da categoria.

E por isso estamos lançando uma pesquisa nacional que possibilitará direcionar a atuação dos 31 Sindicatos filiados.

Reforçando a necessidade de compreensão do jornalismo como bem público essencial, a Federação defende ainda a regulação dos meios de comunicação eletrônicos, a regulação econômica das plataformas digitais e ampliação do Sistema Público de Comunicação.

Não se faz jornalismo sem jornalistas!

Quem defende o Jornalismo valoriza as e os Jornalistas!

Brasília, 7 de abril de 2024

Todas as reações:

4141

BRASIL



bottom of page