top of page

UF Unidade da Federação

Estados Brasileiros 

UF

Significado de UF

O que é UF

UF é a sigla para Unidade Federativa, ou Unidade da Federação, que são as partes autônomas que compõem a União ( República Federativa do Brasil ).

Refere-se a todos os 26 Estados brasileiros e também ao Distrito Federal, que, nos termos dos artigos 1º e 18º de nossa Constituição Federal, juntos à União e aos Municípios formam, de forma indissolúvel, a República Federativa do Brasil.

Por exemplo: o estado do Rio de Janeiro é uma UF brasileira. 

UF e Documentação

No preenchimento de formulários é comum que precise informar a Unidade da Federação correspondente, que ocasionalmente pode variar de acordo com a situação.

Por exemplo: a UF da cidade que você nasceu, a UF em que se situa o órgão expeditor da sua carteira de identidade, a UF onde você mora, etc.

Em alguns casos, como nas inscrições de vestibulares, solicitam a UF em que órgão responsável por determinado documento (assim como no caso da carteira de identidade) e deve-se informar as iniciais correspondentes. No caso do Rio Grande do Sul, o órgão competente para a expedição da Carteira de Identidade é a SSP/RS (Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul).

Unidades Federativas do Brasil

A Unidade da Federação geralmente corresponde ao estado em questão (e não somente à sigla de tal estado, como costumam pensar), embora englobe também o Distrito Federal, que diferencia-se por ser uma área de jurisdição federal e algumas de suas funções estarem a cargo da União (por exemplo, o Poder Judiciário, a Polícia e a Defensoria Pública), mas ainda tendo a sua autonomia político-administrativa garantida pela Constituição.

Assim sendo, a República Federativa do Brasil é formada pelas seguintes Unidades da Federação (lista ordenada por região do país):

 

  Região Centro-Oeste  

{Goiás} GO, {Mato Grosso} MT,   {Mato Grosso do Sul} MS,   {Distrito Federal} DF,    {Tocantins} TO

       

  Região Nordeste  

{Bahia} BA,   {Ceará} CE,  {Maranhão} MA,   {Paraíba} PB,  {Alagoas} AL, {Pernambuco} PE,  {Piauí} PI, {Rio Grande do Norte} RN, {Sergipe} SE

 

  Região Norte  

{Amapá} AP, {Amazonas} AM, {Acre} AC ,  {Pará} PA, {Rondônia}  RO,    {Roraima}  RR,

 

   Região Sudeste  

{Minas Gerais} MG,   {Espirito Santo} ES, {Rio de Janeiro} RJ,     {São Paulo} SP

 

   Região Sul   

{Paraná} PR, {Rio Grande do Sul}  RS, {Santa Catarina} SC

-

   Rede Federal do Brasil   

 

Cel: 11 99 923 - 2580

Cel: 16 99 764 - 2580

Reizinho SP

Publicitário

-

bottom of page