top of page

A Embrapa uma empresa estratégica para o Brasil

EMBRAPA Uma empresa estratégica para o Brasil

+ D 50 anos: seu futuro inspira a nossa ciência

A Embrapa tem como sua Missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura em benefício da sociedade brasileira.


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi criada em 26 de abril de 1973 e atua na geração de soluções tecnológicas para a produção de alimentos, fibras e fontes de energia.

Brasil: da importação à exportação de alimentos

Até a década de 1960, o Brasil importava grande parte dos alimentos que consumia. Nas últimas quatro décadas, graças, em grande parte, à pesquisa agropecuária, o Brasil aumentou em cinco vezes a produção de grãos (com aumento de apenas 60% na área plantada), elevou em 240% a produção de trigo e milho e incrementou em 315% a produção de arroz. O rebanho bovino, por sua vez, aumentou em mais de 100%, com a diminuição relativa da área de pastagens, e o ganho de produtividade do setor florestal chegou a 140%. A produtividade da cafeicultura foi triplicada e a produção de carne e de frango aumentou em 59 vezes.

A Embrapa tem como sua Missão viabilizar soluções de pesquisa,




bottom of page