top of page

Entenda melhor a diferença entre tomadas de 10A e 20A

Entenda melhor a diferença entre tomadas de 10A e 20A:

Entenda melhor a diferença entre tomadas de 10A e 20A:

Tomadas de 10A

Esse padrão é mais fino: os plugues e tomadas possuem 4 mm de diâmetro, e são utilizados para alimentar equipamentos como eletrodomésticos, computadores de baixo e médio desempenho, carregadores de celular e televisores.

Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W, e para 220 V a potência máxima permitida é de 2200 W.

Tomadas de 20A

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

Também é preciso tomar cuidado com a espessura dos fios condutores da tomada: se forem cabos muito finos pode acontecer sobreaquecimento desse cabo.

Confira, na tabela a seguir, a espessura ideal para os cabos:

Largura do Fio Condutor | Suporta (Sem aquecer)

1,5 mm² = 15,5 ampères2,5 mm² = 21,0 ampères4,0 mm² = 28,0 ampères6,0 mm² = 36,0 ampères10,0 mm² = 50 ampères

Como saber a corrente elétrica correta?

Para saber qual a corrente elétrica correta de seus equipamentos e eletrodomésticos, consulte sempre o manual de instruções que acompanha o aparelho.

Em todo caso, é importante incluir no projeto elétrico as duas opções de correntes. Equipamentos de 10 A funcionam perfeitamente em tomadas de 20 A, mas o contrário não é verdadeiro.

Portanto, mesmo que houver necessidade, jamais utilize adaptadores para abastecer equipamentos que necessitam de 20 A em tomadas de 10 A ou force a entrada do plugue na tomada.

Trocar o módulo e espelho da tomada também não irá resolver o problema, já que haverá o encaixe, porém a fiação ficará comprometida.

Para converter o uso, é necessário que o circuito elétrico da tomada esteja preparado para receber os aparelhos, o que exige a troca da fiação. Assim, você evita o risco de curto-circuito e a queima dos aparelhos.


留言


bottom of page