top of page

Eleição na Argentina: Sergio Massa e Javier Milei disputam 2º turno neste domingo Pesquisas apontam


a sede da presidência da República argentina, em Buenos Aires

Eleição na Argentina: Sergio Massa e Javier Milei disputam 2º turno neste domingo

Pesquisas apontam disputa apertada e alta rejeição de ambos os candidatos. Quem vencer toma posse em 10 de dezembro para 4 anos de mandato.

Os argentinos vão às urnas neste domingo (19.nov.2023) para eleger o novo presidente.

Segundo dados da CNE (Câmara Nacional Eleitoral), o país tem mais de 35,8 milhões de eleitores, sendo que cerca de 449 mil moram no exterior. A população total é de 46,2 milhões. Sergio Massa (esquerda) e Javier Milei (direita) disputam o 2º turno. Dos 5 candidatos que participaram da 1ª rodada de votações, realizada em 22 de outubro, o peronista e o libertário foram os mais votados.

vencedor da eleição comandará a Argentina por 4 anos

  • Os eleitores da Argentina votam neste domingo para eleger o novo presidente. A votação vai até as 18h, e os primeiros resultados devem sair a partir das 21h.

  • Estão na disputa Sergio Massa, ministro da Economia, e Javier Milei, economista ultraliberal que faz oposição ao governo. Veja propostas dos candidatos.

  • Pesquisas divulgadas nas últimas semanas apontam uma disputa apertada. O país está dividido, e ambos os candidatos têm altos índices de rejeição.

  • O principal desafio do país é a inflação astronômica. Em um ano, os preços subiram mais de 140%. Milei tem a proposta polêmica de dolarizar a economia e extinguir o Banco Central.

  • O governo brasileiro acompanha o processo com atenção, e Lula não esconde a preferência por Massa. A Argentina é o principal parceiro comercial na América do Sul.

  • JORNAL.TV


Comments


bottom of page