top of page

A história dos ÔNIBUS da COMETA


A história dos ÔNIBUS da COMETA

A Viação Cometa é uma das mais famosas empresas de transporte rodoviário de passageiros do Brasil, sendo fundada ao final dos anos 40 pelo imigrante italiano Tito Mascioli em São Paulo (SP).

A Cometa ficaria famosa por seus ônibus norte americanos GM Parlor Diesel que ganhariam o apelido de Morubixaba, mas ao final dos anos 50 leis passaram a restringir veículos importados e assim passaram a contar com a fabricante carioca de ônibus Ciferal.

Todos os modelos da Viação Cometa eram inspirados na escola norte americana e, a partir dos anos 80, a empresa passou a fabricar os seu próprios ônibus!

A viação criou a empresa Companhia Manufatureira Auxiliar, também conhecida por CMA que passou a fazer os famosos Flecha Azul, sendo todos feitos sobre chassis da Scania.

Os ônibus da Viação Cometa ficaram famosos por serem confortáveis, velozes graças a sua carroceria toda composta em duralumínio e uma estética única e imponente. Conheçam a história da Viação Cometa e sua fábrica de ônibus CMA que, até hoje despertam a paixão na comunidade busóloga brasileira!




@jornalbrasilnet/

11 99923-2580






11 99923-2580

BRASIL





BRASIL


Comentários


bottom of page